Com certeza você tem ouvido falar cada ver mais sobre token e criptomoeda. Mas, é bem provável que ainda não saiba exatamente qual é a diferença entre eles ou tenha certa confusão com esses termos.
Por isso, para te ajudar a entender de vez esses conceitos, nas próximas linhas você confere detalhes sobre os tokens.
Poderá ver quais são os principais tipos, como funcionam e, claro, entender a diferença entre eles e as moedas digitais.
Então, siga para a leitura e aprofunde-se nessas oportunidades de investimento!
O que é um token?
Para começar, token, em inglês, significa “símbolo” ou “ficha”. Quando se aplica aos recursos tecnológicos, ele é compreendido como um dispositivo eletrônico ou um gerador de senhas.
Com certeza, na sua instituição bancária, você já ouviu falar sobre o token de liberação de transações, por exemplo.
Porém, para o universo digital e de investimentos online, tokens podem ser vistos de muitas maneiras.
Normalmente, significa um ativo digital, seja ele dinheiro, propriedade ou investimento, que está disponível em uma blockchain.
Seu valor é variável, de acordo com sua raridade, criador e mercado, por exemplo. Quanto mais atrativo for, maior será seu custo.
Inclusive, é possível ter criptomoeda, como o BTC da Bitcoin, como um token. Para você entender melhor, confira os diferentes tipos existentes no mercado!
1) Utility tokens
Como o nome já diz, são aqueles que possuem alguma utilidade. Podem ser um desconto ou acesso a algum serviço ou ambiente exclusivo, por exemplo.
Hoje eles já são comuns nos times de futebol, que criam os chamados fan tokens. Com eles, se tem acessos especiais e direito de votar em decisões, entre outros.
2) Payment tokens
Já este tipo é o que envolve a criptomoeda, referindo-se a transferência de dinheiro eletrônico.
Ao todo, estima-se que já existam mais de 10 mil opções existentes no mercado nesta categoria.
3) Security tokens
Agora, este tipo de token é aquele que representa um valor imobiliário, como uma ação. Dessa forma, está ligado a produtos convencionais do mercado de investimento.
Por isso, precisam passar por órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Ela irá avaliar o ativo em cinco parâmetros específicos para garantir que sua oferta estará enquadrada como valor mobiliário.
4) Non-fungible tokens (NFT)
Por fim, este é um token que tem ganhado espaço, justamente por ser único e exclusivo. Portanto, colecionável.
Geralmente, ele é representado na forma de obras de arte, música, texto, avatares e outras criações únicas.
Então, ao adquirir um NFT você recebe um código de computador que contém o registro do item. Ou seja, ele passa a ser seu por direito e pode valorizar.
Qual a diferença entre token e criptomoeda?
Bom, compreendido o que são os tokens e seus tipos, é hora de entender a diferença entre eles e a criptomoeda.
Afinal, se eles têm alguma relação, por que são diferentes? A resposta é simples: as moedas digitais são um token, mas nem todos os tokens são uma moeda digital.
Assim, o BTC, por exemplo, é um token da rede Bitcoin, enquanto o ETH, é um da rede Ethereum.
Então, elas são compreendidas como criptomoedas nativas, criadas em blockchains já existentes. Somente este tipo de criptomoeda é considerada um token.
As demais moedas digitais são apenas consideradas como dinheiro eletrônico, um meio de pagamento.
Dessa forma, não representam digitalmente algo, são somente substitutas do dinheiro físico.
Como começar a investir em token ou criptomoeda?
Agora que você sabe a diferença entre token e criptomoeda, deve estar interessado em aproveitar as oportunidades que eles oferecem.
Afinal, ambos são seguros, quase impossíveis de duplicar, justamente pela tecnologia blockchain, e podem ser uma oportunidade de investimento.
O ideal para evitar hackers e fraudes é avaliar os fundamentos de cada token e criptomoeda.
Além disso, recomenda-se ter o suporte de corretoras especializadas, como a Moeda Seeds.
Conhecidas também como exchanges, elas oferecem mais segurança na aquisição desses ativos digitais.
Afinal, para negociar e comprar deve-se ter um cadastro e é preciso abrir uma conta gratuita que permitirá a transação com criptografia de ponta a ponta.
Inclusive, ao se tornar um investidor com a Moeda Seeds você tem acesso a uma carteira digital completa.
Nela você encontra as principais moedas digitais e tokens do mercado. Assim como, a cada transação e pagamento, por exemplo, você acumula pontos.
Estes podem ser trocados por investimentos em projetos de impacto social, ajudando ideais a saírem do papel e mudando vidas.
Todos os projetos disponíveis no aplicativo e conta da Moeda Seeds seguem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU.
Ou seja, visam “acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas (…) possam desfrutar de paz e de prosperidade”.
Baixe já o app, crie sua conta gratuita e comece agora mesmo. Também aproveite para acompanhar o blog da Moeda Seeds e tirar outras dúvidas sobre esse universo de oportunidades online. Até a próxima!