Central do Cerrado: Produtos Eco-sociais

O projeto incentiva a produção de alimentos com ingredientes nativos do Cerrado e une diferentes vivências ao rever receitas tradicionais transmitidas de geração em geração. Isso cria desenvolvimento socioeconômico de comunidades locais com o uso sustentável de recursos naturais.

Assista ao video do projeto
Essa história começa em 2004, quando um grupo de mulheres se reuniram para juntar diferentes experiências de vida do Cerrado ao conhecimento culinário típico, muitas vezes passado de geração em geração. Formou-se um coletivo informal que, hoje, conta com 21 projetos locais de mais de 8 Estados da região e que opera no desenvolvimento de 25 cadeias de valores do extrativismo, agro-extrativismo e agricultura tradicional familiar, incluindo a cadeia de produção do Babaçu.
Brasília, DF
O desenvolvimento das receitas culinárias cria produtos de origem eco-social que usam ingredientes nativos como base: polpas, cremes, óleos, patês, molhos, castanhas e, principalmente, panificados. Esse formato promove a preservação ambiental da região, considerada o segundo maior bioma da América do Sul e reconhecido como a savana mais rica do mundo. O projeto fortalece a comunidade local e incentiva o uso sustentável de recursos naturais, além de preservar a história por meio da culinária. A Moeda fornece capital de giro para aprimorar e desenvolver os produtos, auxiliar na compra de material e insumos, capacitar tecnicamente os trabalhadores e otimizar a produção.

Por que precisamos desse apoio?

Metas
Criar autonomia econômica, ampliar rede de mulheres cooperadas e agregar valor aos produtos para terem maior retorno financeiro.
Necessidades
Capital de giro, compra de materiais e insumos, capacitação técnica e otimização de produção.

Impacto do Projeto

Ao investir nesse projeto, você impacta positivamente a vida de mais de 2 mil pessoas engajadas na cadeia produtiva. Confira a etapa em que o processo se encontra e veja como apoiar. Esse projeto atende a 4 das metas de Desenvolvimento Social e Econômico Sustentável estabelecidas pela ONU

Em que fase está esse projeto?

A Assistência Técnica da Moeda oferece suporte completo durante todo o ciclo de vida dos Projetos: desde a seleção dos melhores candidatos até a avaliação dos resultados. A tecnologia Blockchain é usada para auditar cada uma dessas fases, garantindo eficiência, confiabilidade e transparência.
Central do Cerrado está na Phase 2: Contract
Application
Selection Process
Project Details
Feasibility Analysis
Economic and Financial Analysis
Customized Loan Plan
Contract
Action Plan
Credit Grants to Cooperative
Follow up and Monitoring
Results and Impact Metrics
Semente: Plano de negócios