COOPEREDE: Produção Comunitária

No semi-árido baiano, uma das regiões mais pobres do Brasil, a COOPEREDE une centenas de mulheres que trabalham com mandioca, horticultura, avicultura e artesanato em busca de autonomia financeira. A Moeda ajuda a comprar insumos e equipamentos e uso de medidas sustentáveis.

Assista ao video do projeto
Numa das regiões mais secas e pobres do Brasil, as mulheres ainda vivem com quase nenhum acesso a setores fundamentais da sociedade e ao poder financeiro. Por um lado, essa realidade “torna as mulheres do semi-árido fortes como as fibras que usam em seu artesanato”, conforme afirma Célia Santos; por outro, torna quase impossível ter mulheres sendo proprietárias de terra ou liderando fazendas familiares.
Feira de Santana, BA
Desde 2007, a Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia (COOPEREDE) vem unindo e empoderando 750 mulheres de 16 comunidades que trabalham com derivados da mandioca, avicultura caipira, produzem polpa e geléia de frutas nativas e usam fibras naturais e tecidos fabricados a mão em artesanatos típicos. O financiamento da Moeda vai trazer capital de giro para compra de matérias-primas e equipamentos. Isso permite a estruturação dessas unidades familiares, o uso de medidas sustentáveis e adoção de políticas de não-agressão ambiental. Nós acreditamos que investir em igualdade de gênero, educação de qualidade e consolidação de pequenos agricultores sustentáveis traz rendimentos importantes, principalmente no combate à pobreza.

Por que precisamos desse apoio?

Metas
Criação de fundo de microfinanciamento solidário, Treino em monitoração e avaliação.
Necessidades
Compra de insumos e matérias-primas, compra de um veículo.

Impacto do Projeto

Ao investir nesse projeto, você impacta positivamente a vida de 750 cooperadas e milhares de pessoas envolvidas na cadeia produtiva dos 50 Empreendimentos Econômicos Solidários participantes. Confira a etapa em que o processo se encontra e veja como apoiar. Esse projeto atende 7 das metas de Desenvolvimento Social e Econômico Sustentável estabelecidas pela ONU.

Em que fase está esse projeto?

A Assistência Técnica da Moeda oferece suporte completo durante todo o ciclo de vida dos Projetos: desde a seleção dos melhores candidatos até a avaliação dos resultados. A tecnologia Blockchain é usada para auditar cada uma dessas fases, garantindo eficiência, confiabilidade e transparência.
COOPEREDE está na Phase 2: Action Plan
Application
Selection Process
Project Details
Feasibility Analysis
Economic and Financial Analysis
Customized Loan Plan
Contract
Action Plan
Credit Grants to Cooperative
Follow up and Monitoring
Results and Impact Metrics
Custo total do projeto
154,000.00 BRL
Prêmio
+10%
Retorno
2019-11-18
Status
Frutos: Produzindo impacto