Cooperval Cerveja Artesanal

Há mais de 10 anos, Dona Divina e as mulheres da Cooperval produzem, processam e vendem polpas de frutas, hortaliças e panificados para a alimentação de alunos das escolas de Formosa, Goiás. O grupo quer aumentar a produção e incrementar sua renda. Para que eles possam pagar o financiamento, a Moeda desenvolveu um Projeto Semente com foco no baru, castanha típica da região. Nosso plano de negócios prevê parceria com uma cervejaria local para produzir 1.500 garrafas de cerveja artesanal de baru. Também vamos atuar em co-branding com a “Dona Divina Baru Beer”. Com a receita das vendas, a cooperativa pagará o aporte inicial de US$ 8000, com taxas, em dezembro de 2018. Também vão desenvolver a produção de mudas de baru e difundir o plantio junto a mais de 3.000 famílias, transformando extrativismo em atividade comercial ambientalmente relevante. Além disso, vão comprar equipamentos que aumentam a produtividade usando pouca água e o mínimo de energia elétrica.

Assista ao video do projeto
A Cooperval reúne 170 famílias e fica a mais de 50 quilômetros da sede de Formosa, Centro do Brasil. As mulheres elaboram receitas tradicionais de pães, geléias e doces com frutos nativos e os fornecem às escolas da região por programas do Governo (PNAE). Agora é hora de aumentar a escala, conquistar novos mercados e aumentar a prosperidade da cooperativa e da região. A Moeda está ajudando com financiamento e também está viabilizando o pagamento desse financiamento por meio do projeto da cerveja artesanal de baru. Além de aumentar a produção e o lucro, esse Projeto Semente vai trazer sustentabilidade e impacto à região.
Formosa, GO
Para produzir a cerveja artesanal de baru tipo Brown Ale, a Cooperval precisa organizar o processamento da matéria-prima, realizar parceria com cervejaria próxima à comunidade, desenvolver embalagem, rótulo, realizar inspeções e estabelecer comercialização.

Por que precisamos desse apoio?

Metas
Organizar processamento do ingrediente, incrementar mão-de-obra, ampliar mercado
Necessidades
Organizar processamento do ingrediente, incrementar mão-de-obra, parceria com cervejaria local, sommeliers, embalagem, rótulo, marketing, máquinas.

Impacto do Projeto

Esse projeto atende a 3 das metas de Desenvolvimento Social e Econômico Sustentável estabelecidas pela ONU

Em que fase está esse projeto?

A Assistência Técnica da Moeda oferece suporte completo durante todo o ciclo de vida dos Projetos: desde a seleção dos melhores candidatos até a avaliação dos resultados. A tecnologia Blockchain é usada para auditar cada uma dessas fases, garantindo eficiência, confiabilidade e transparência.
Cooperval Cerveja Artesanal está na Phase 3: Results and impact metrics
Application
Selection Process
Project Details
Feasibility Analysis
Economic and Financial Analysis
Customized Loan Plan
Contract
Action Plan
Delivery of credit to the venture
Follow up and Monitoring
Results and impact metrics
Custo total do projeto
30,400.00 BRL
Prêmio
+10%
Retorno
2018-12-18
Status
Frutos: Produzindo impacto